domingo, 18 de outubro de 2009

Carvão mineral, Ardósia, Filitos, Talco-xistos



11 Carvão mineral: é uma substânca sólida, formada pela decomposição parcial de restos vegetais com enriquecimento em carbono e litificada, isto é, endurecida por um processo lento, sendo necessários dezenas de mihões de anos para que se dê sua formação. A matéria vegetal que constitui o carvão é a base de troncos, caules, raízes, folhas, esporos, resinas, etc. No Rio Grande do Sul, existem várias minas de carvão em atividade, como em Charqueadas, Butiá, Leão.
É um combustível sólido e pode ser utilizado como matéria-prima na indústria carboquímica.


12 Ardósia: é uma rocha de granulação extremamente fina, e possue uma propriedade notável, conhecida como clivagem ardosiana, que lhe permite o desdobramento em lâminas delgadas e largas. A cor vai de cinza a preta, mas pode ser verde, amarela, castanha e vermelha. Devido á boa divisibilidade, de modo a formar placas, é usada para lousas ou para telhados.


13 Filito: é uma rocha metamórfica xistosa de granulação fina, micro e macro-cristalina. Apresenta cor prateada, cinzenta, esverdeada, até preta.


14 Talco-xistos: são rochas metamórficas de granulação média à grossa. São formados essencialmente por talco, podendo conter magnetita e cromita (em pequenos grãos negros), anfibólios, olivina, cloritae, outros minerais. A cor é, via de regra, clara em geral esverdeada, por vezes amaraleada ou acizentada, mas pode ser cinza ou verde escuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário