sábado, 17 de outubro de 2009

Diabásio, Anortosito, Ultramáficas, Sienito


4 Diabásio: é o correspondente dos basaltos, possui a mesma composição química e mineralógica, mas a textura é um pouco mais grossa. A cor é preta com textura granular fina.

5 Anortosito: é uma rocha formada essencialmente por plagioclásios cálcicos, em geral labradorita, com pequena porção de grãos de piroxênios, e pequenas massas de magnetita e ilmenita. É em geral acinzentado, mas pode ser amarelado e pardacento, brancos ou quase preto. No Rio Grande do Sul há uma ocorrência conhecida em Capivarita, Encruzilhada do Sul. As diversas variedades são utilizadas como pedras ornamentais, principalmente em revestimento de fachadas.

6 Ultramáficas: são aquelas que apresentam um teor em minerais máficos muito grande, o que lhes confere em geral uma cor preta. Essas rochas são comuns no Rio Grande do Sul, como por exemplo no Complexo Pedras Pretas, em São Sepé.

7 Sienito: é uma rocha ígnea plutônica. Assemelha-se a um granito, mas difere-se dele porque contém menos de 5% de quartzo. Em geral é de textura granular e a cor predominante é clara sendo a mais comun a branca, a rosada, a vermelha, a cinzenta e também é amarelada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário