sábado, 17 de outubro de 2009

Riolito, Granito, Basaltos



1 Riolito: rocha ígnea vulcânica, correspondente extrusivo do granito. É densa e possui uma granulação fina. Também chamado quartzo-pórfiro. Sua cor é cinza azulada, às vezes quase preta.


2 Granito: é a rocha ígnea mais comum de todas, ocorrendo juntamente com os gnaisses no embasamento cristalino, que constitui o substrato da crosta siálica que forma os continentes. Ocorre em diversas cores, cinza clara e cinza bem escura, amarela, rósea ou vermelha. No Rio Grande do Sul os granitos são rochas muito comuns, fazendo parte do denominado Escudo Sul-Riograndense. Em Porto Alegre, como em muitas cidades, nossas casas estão construídas em cima de granitos. São utilizados na construção civil, como material de pavimentação, em estradas, revestimentos de fachadas, etc.


3 Basalto: É a rocha vulcânica mais abundante, tendo como equivalente plutônico o gabro. Sua cor é geralmente preta, podendo às vezes, ser cinza escura ou castanha. O principal uso do basalto é na pavimentação e ornamentação de fachadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário